top of page
Entendendo a Doença de Parkinson
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson é uma doença genética que leva a sintomas de rigidez, lentidão do movimento (a que chamamos bradicinesia), com ou sem tremor de repouso.
A doença de Parkinson é considerada uma doença neurodegenerativa progressiva multissistêmica.
O termo "neurodegenerativo"pode parecer assustador. Mas ele se refere ao aspecto de morte de neurônios que ocorre na doença. A morte de neurônios que produzem dopamina, leva aos sintomas de falta de dopamina no corpo.
Sabe-se que esses sintomas não são somente relacionados aos movimentos, mas também a sintomas em todo o corpo, por isso chamamos de "multissistêmico".
A doença de Parkinson é uma doença causada por múltiplos fatores. O fator genético é apenas um destes fatores.
Existem outros fatores que podem influenciar. Sabemos que a prática de atividade física é um fator protetor para a doença de Parkinson.
Embora haja muitos estudos, não existem, até o momento, medicamentos que sejam neuroprotetores para a doença de Parkinson.
Quais os sintomas na doença de Parkinson
A doença de Parkinson é caracterizada por sintomas motores (que são os sintomas relacionados ao movimento), e sintomas não-motores (que são os sintomas relacionados a outros órgãos, ou seja, sintomas não relacionados aos movimentos).
Os sintomas motores são os sintomas de Parkinsonismo.
Parkinsonismo é diferente de doença de Parkinson.
Parkinsonismo é o nome que se dá ao conjunto desses sintomas: lentidão do movimento (também chamado de bradicinesia), rigidez e/ou tremor (em geral, tremor de repouso dos membros, ou da cabeça).
A Doença de Parkinson é a principal doença que causa parkinsonismo. Mas não é a única. Existem outras doenças, muitas vezes chamadas de Parkinsonismos atípicos, como a Paralisia supranuclear progressiva e a atrofia de Múltiplos sistemas.
Os sintomas não-motores na doença de Parkinson são muito comuns.
Os sintomas não-motores mais frequentes na doença de Parkinson são dor, constipação, transtornos do humor como ansiedade e depressão, dificuldade para sentir cheiro (anosmia), distúrbios do sono (tipicamente o distúrbio comportamental do sono REM), dentre outros
Os sintomas não-motores na doença de Parkinson podem vir anos antes dos sintomas de lentidão do movimento ou tremor.
O início dos sintomas na doença de Parkinson
O início da doença de Parkinson é sutil e muitas vezes é percebido pelos familiares antes mesmo do próprio paciente
A doença de Parkinson se inicia através de sintomas pequenos, com rigidez ou tremor em apenas uma mão ou um braço.
A dor em um ombro pode ser o primeiro sintoma na Doença de Parkinson.
Ao longo do tempo e principalmente se não tratado, os sintomas da doença de Parkinson tendem a progredir lentamente.
São esperados na doença de Parkinson, desde o início dos sintomas (embora não seja obrigatório que todos estejam presentes), sintomas como dificuldade para sentir cheiro, intestino preso e problema de sono, que chamamos de distúrbio comportamental do sono REM.
O distúrbio comportamental do sono REM é caracterizado pela presença de movimentos súbitos durante o sono. A pessoa pode emitir sons como gritos ou gemidos e sonhos vívidos. Não é específico da doença de Parkinson, mas é muito comum de estar presente.
bottom of page