top of page
neurologista

Demência por corpos de Lewy

Entendendo a Demência por corpos de Lewy

Retrato Sênior

Em busca da cura

A Demência por Corpos de Lewy é uma doença considerada neurodegenerativa. 
Este termo "neurodegenerativo" é usado para descrever doenças que tem um cunho progressivo. Nem sempre no entanto, quer dizer que a pessoa vai morrer por conta desta doença ou que seja uma doença rara. A Demência por Corpos de Lewy não é considerada uma doença de rápida evolução.
Chamamos de "Parkinsonismo atípico" às doenças que possuem sintomas de parkinsonismo, mas que são diferentes da "DOENÇA DE PARKINSON.

Como é a evolução da Demência por Corpos de Lewy ?

Demência por Corpos de Lewy, como outras doenças que levam a demência, inicia-se de maneira muito sutil.
Os primeiros sintomas da Demência por Corpos de Lewy, são de alucinações visuais, geralmente do tipo zoomórficos.

A pessoa passa a ver bichos na parede, no chão. Ou então, pode acontecer de ver pessoas que não existem, ou que já faleceram. Estes sintomas podem iniciar de forma muito lenta e neste momento, o paciente e os familiares podem não perceber.

Ao mesmo tempo (ou mesmo antes destes sintomas), pode acontecer de ter quedas.

A pessoa com Demência por Corpos de Lewy, pode começar a cair sem motivo e ter dificuldade para andar.

Outros sintomas são esperados, em algum momento (seja antes ou depois dos demais). Como rigidez e lentidão dos movimentos, dificuldade para falar (ou fala mais baixa), a pessoa parece que fica sem expressão facial, sem movimentos de "mímica facial".

A pessoa com Demência por Corpos de Lewy, pode ainda apresentar prurido (cocieras no corpo), ou ter sensação de que há mosquitos e insetos picando seu corpo.

Qual o tratamento da Demência por Corpos de Lewy ?

O tratamento da é muito individualizado. Isso quer dizer, que cada pessoa reage de um modo e assim, os medicamentos e combinação terapêutica são únicos.

O tratamento Demência por Corpos de Lewy, inicialmente foca nos sintomas da doença.

Medicamentos do tipo antipsicóticos, como Quetiapina, Clozapina, Risperidona, podem ser utilizados. Embora devemos ser cautelosos, pois alguns pacientes podem possuir hipersensibilidade aos medicamentos. Quando isso acontece (não é sempre que acontece!), o paciente pode reagir de modo exagerado ao remédio, apresentando uma sonolência extrema, ou um reação paradoxal (ficando mais agitada ao invés de mais calma).

A Demência por Corpos de Lewy é um tipo de Parkinsonismo atípico.
bottom of page