top of page
Foto do escritorgabrielkleyrner

Cérebro depois dos 60

Como diferenciar o Alzheimer do esquecimento?


O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de progressão e deterioração da memória, com uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos que afetam a vida diária.

Cerca de 10% das pessoas com 65 anos podem apresentar alguns desses sintomas e são inúmeros os casos que evoluem para esse tipo de demência, não se conhece a causa específica da doença, em alguns casos de origem genética a mesma pode-se desenvolver precocemente antes dos 50.

Homem branco com mais de 60 anos  com doença neurologica
Senhor na faixa de idade 60+

A doença pode ser tratada com medicamentos com o intuito de desacelerar a progressão em cerca de 5 a 6 anos, podendo oferecer melhor qualidade de vida, como por exemplo os inibidores da acetilcolinesterase ou anticolinesterásicos que atuam na acetilcolina, uma substância presente no cérebro, que encontra-se reduzida em paciente com a doença, e são medicamentos aprovados para o uso no brasil nos caso de demência leve e moderada.

mulher branca com mais de 60 anos tomando seus remedios para memoria
Mulher idosa tomando seus remedios

Na neurologia o esquecimento significa que algo não está bem no corpo, podendo indicar um transtorno de humor, como depressão ou ansiedade, e até mesmo falta de vitaminas específicas, mas esquecer é algo bom ou ruim? Esquecer pode ser normal, esquecer faz parte do progresso da nossa vida, como esquecer que um relacionamento acabou. Logo é necessário entender o quanto o esquecimento interfere na prática das atividades diárias.

Arte abstrata de homem negro preso em seus pensamentos esquecendo-se das coisas
Homem perdido nos pensamentos

Nem sempre os esquecimentos significam doença, talvez você esteja apenas sobrecarregado com informações e emoções e seu cérebro entre em um “colapso de memória”, por isso é importante a prática de atividades de concentração e relaxamento como por exemplo yoga, além de atividade física e a manutenção de bons hábitos de vida, uma boa noite de sono e uma alimentação saudável.

Podemos diferenciar o Alzheimer por ser uma doença crônica que em sua maioria afeta os idosos, de caráter progressivo, já o esquecimento pode ter relação com um transtorno emocional que afeta diferentes faixas etárias, relacionado a situações traumáticas, medo, estresse, depressão e ansiedade.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page